quinta-feira, 24 de novembro de 2016

OS POVOS BANTUS E AS OFICINAS DE MÚSICA DA ALECRIM

  

 Os Bantos formam um grupo étnico localizado principalmente na Africa do Sul e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes.









A maior parte dos escravos negros que vieram para o Brasil eram de etnias bantas (congo, benguela, ovambo, cabinda, angola, macua, angico etc.) Quando chegaram ao Brasil muito dos seus hábitos e costumes, suas crenças as maneiras de falar, os hábitos no comer, as lutas, as danças, os costumes, os festejos tudo isso foi apresentado no Brasil pelos Bantos. Mas uma grande expressão e legado deixada por eles foi na nossa música.

O gosto dos bantos pelos batuques, atabaques e instrumentos de percussão se refletiu em gêneros musicais como o samba, a bossa nova, o coco, o maracatu, o pagode etc. Um instrumento musical introduzido na música brasileira provavelmente pelos bantos foi a cuíca, que acredita-se originalmente ter sido criada para imitar os sons dos animais e ajudar desta forma a atraí-los para serem caçados.


Para iniciar os trabalhos do projeto sobre Consciência Humana na Alecrim, apresentamos as crianças a herança destes povos, e ensaiamos com eles uma música linda chamada ORO MI MAIÓ, dos Povos Bantos do Iguape, interior da Bahia. Eles aprenderam a letra, cantaram pela casa, fizeram roda de música e morreram de felicidade com mais esta tarde de incompletudes.




Ensaio da música.



ORO MI MAIÓ - BANTOS.

Quando eu era criança
Minha mãe cantava pra mim
Uma canção em yorubá
Cantava pra eu dormir
Uma canção muito linda
Que o seu pai te ensinou
Trazida da escravidão
E cantada por seu avô
Era assim

Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió
Yabado oyeyeo
Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió
Yabado oyeyeo

Essa canção muito antiga
Do tempo da escravidão
Os negros em sofrimento
Cantavam e alegravam o seu coração
Presos naquelas senzalas
Dançando ijexá
Aquela canção muito linda
Com os versos em yorubá
Era assim

Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió
Yabado oyeyeo
Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió
Yabado oyeyeo

Cantava quando era criança
Fiquei homem e não me esqueci
Aquela canção em yorubá
Que não sai de dentro de mim
É assim

Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió
Yabado oyeyeo
Oro mi má
Oro mi maió
Oro mi maió

Yabado oyeyeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário