quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SALVE O SAMBA!



O samba é um gênero genuinamente brasileiro, que possui na sua constituição a raiz de matriz africana, a sonoridade e as nuances corporais dos movimentos ritmados e cadenciados provoca um estado de plenitude nos participantes de uma roda de samba.

É uma manifestação cultural e popular, pois nasce do batuque e das repetições de pequenas frases melódicas durante as aglomerações populares. Suas letras eram escritas a partir das vivências cotidianas do povo, da vida diária, das desilusões amorosas, a vida difícil nos becos, morros e favelas.
Uns dizem que o samba teve origem na Bahia, outros dizem que foi no Rio de janeiro, mas não importa, o que vale é o reconhecimento de que o samba aproxima as pessoas através da festividade lúdica, onde o povo brasileiro se referencia e se identifica.
Resultado de imagem para samba
O dia 2 de dezembro foi escolhido para comemorar o gênero musical, pois foi devido a uma visita do compositor Ary Barroso a Salvador.  Portanto neste dia vamos reverencia este gênero que nos caracteriza pela alegria, pelo ritmo e pelo movimento corporal.
Salve os nossos cantores e compositores de samba, que fez desse gênero musical a referência e a identidade do povo brasileiro. Salve Clara Nunes, Dona Clementina de Jesus, Pixinguinha, Riachão, Paulinho da Viola, Cartola, Noel Rosa...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário