domingo, 9 de fevereiro de 2025

LITERÊ: A LITERATURA E O BRINCAR AFRO-BRASILEIRO PRESENTE NAS ESCOLAS DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO– 1ª EDIÇÃO

Quando 3 mulheres pretas e educadoras se reúnem, elas fazem a revolução! Foi assim com a criação do projeto: “LITERÊ: A LITERATURA E O BRINCAR AFRO-BRASILEIRO PRESENTE NAS ESCOLAS – 1ª EDIÇÃO. Este projeto surge do interesse e da preocupação das Professoras Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes em Parceria com Diulice Vitório da Associação Cultural Manuel Faustino, em valorizar a literatura, a contação de história e as tradições populares Griôs, através da literatura e do brincar tradicional, elementos da herança de matriz afro-brasileira dentro das escolas públicas e privadas dos bairros da periferia da cidade de Salvador.

Nesta Primeira Edição e como Promoção do Novembro Negro, as atividades foram realizadas pela Associação Cultural Manuel Faustino, em que a contação de história ocorreu de maneira itinerante, adentrando as Escolas Vila Vicentina, Nossa Senhora de Nazaré e Pingo de Gente, situadas no Bairro da Lapinha, periferia de Salvador. 400 estudantes/crianças das escolas puderam se envolver e participar de histórias com a Griô Brincante, Luz Marques. Aliados a momentos de muita imaginação, cultura e arte, as crianças puderam imergir ao universo literário e a cultura afro-brasileira. Todos os presentes, incluindo as professoras, coordenadoras e diretoras, puderam também se entregar num movimento corporal/brincante, em que a Griô Luz Marques trouxe à tona a ancestralidade através da linguagem do corpo, do movimento, das danças, brincadeiras e do texto literário do universo ancestral da África Mãe. Finalizamos o projeto, entregando para cada escola uma Casinha Literária recheada de livros de literatura infanto-juvenil com a temática afro-brasileira.

Um legado que ficará para sempre na memória das escolas participantes deste lindo projeto!

O projeto Literê só foi possível porque contou com o apoio financeiro da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia, fundada no ano de 1994. A companhia tem como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia, e, por ser uma empresa de economia mista, tem como acionista a Mitsui Gás e Energia do Brasil. A Bahiagás em 2024 completa 30 anos de existência, fazendo a diferença em competência e compromisso com a população baiana e ao longo da sua história, vem incentivando, fomentando e apoiando grupos culturais e iniciativas relevantes a cultura popular do Estado. Este projeto e o apoio da instituição só demonstra o compromisso da Bahiagás com projetos voltados a educação, cultura, arte e a promoção das Infâncias em todo o Estado da Bahia.

“O apoio financeiro ao Literê, demonstra o compromisso da Bahiagás, através da sua responsabilidade social e sensibilidade em promover e valorizar a cultura afro-brasileira através da literatura e do brincar para as infâncias do Estado”.  Finaliza Diulice Vitório, responsável pela Associação Cultural Manuel Faustino.

Acesse para saber mais:

INSTAGRAM FAUSTINO: https://www.instagram.com/associacaomanuelfaustino/

INSTAGRAM DOS PROJETOS EM INFÂNCIAS: https://www.instagram.com/infancias.brasileira/ 

BLOG: https://brinquedotecaalecrim.blogspot.com/

CANAL YOUTUBE: https://www.youtube.com/@casadebrincaralecrimitinerante

Nenhum comentário:

Postar um comentário