segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

AS CASINHAS LITERÁRIAS QUE FICARAM DE LEGADO NAS ESCOLAS MARCA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LITERÊ NO NOVEMBRO NEGRO, PROJETO APOIADO PELA BAHIAGÁS

 



O projeto: LITERÊ- a literatura e o brincar afro-brasileiro presente nas escolas aconteceu entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024, nas escolas do Bairro da Lapinha na cidade de Salvador e foi um verdadeiro sucesso!

A primeira edição do projeto possibilitou valorizar a rica história da Mãe África, seus contos populares, assim como o legado e a contribuição basilar dos povos africanos na formação da cultura brasileira. O Literê teve como centralidade a infância, fortalecendo o resgate da memória ancestral e da identidade do povo preto, mediante a contação de história, e toda a tradição presente nas brincadeiras africanas. Com oficinas ministradas pela Griô Brincante Luz Marques, o projeto deixou como legado lindas casinhas artesanais, feitas por marceneiro e repleta de livros de literatura infanto-juvenil voltada a temática afro-brasileira. As crianças/estudantes das três escolas: Vila Vicentina, Nossa Senhora de Nazaré e Pingo de Gente por onde o projeto circulou, vibraram com a novidade e já inauguraram as casinhas, manuseando, lendo e se encantado com todos os títulos que foram doados e que ficou de legado do projeto para as instituições.

 

O Literê foi um projeto idealizado pelas Professoras Ana Carla Nunes e Rafaela Guimarães em parceria com a Professora Diulice Vittório da Associação Cultural Manuel Faustino. O projeto conseguiu não só encantar e fascinar as crianças com sua programação, mas pôde também promover a literatura afro-brasileira e as tradições populares do brincar nas escolas. Para Paulo Pilha, fotógrafo e responsável pela Associação Cultural Manuel Faustino: “foi gratificante e muito simbólico ver o Novembro Negro, presente nas escolas e na formação literária das crianças. Estamos felizes e gratos a Bahiagás por essa iniciativa”.

 O Literê só foi possível porque contou com o apoio financeiro da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia, fundada no ano de 1994. A companhia tem como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia, e, por ser uma empresa de economia mista, tem como acionista a Mitsui Gás e Energia do Brasil. A Bahiagás em 2024 completa 30 anos de existência, fazendo a diferença em competência e compromisso com a população baiana. Ao longo da sua história, vem incentivando, fomentando e apoiando grupos culturais e iniciativas relevantes a cultura popular do Estado. Este projeto e o apoio financeiro só demonstra o compromisso da Bahiagás com projetos voltados a educação, cultura, arte e a promoção das Infâncias em todo o Estado da Bahia, e também com as educadoras da Associação Cultural Manuel Faustino, em que ao longo de uma década vem trabalhando em prol da valorização da cultura negra na cidade de Salvador.












Acesse para saber mais:

https://www.instagram.com/associacaomanuelfaustino/

https://www.instagram.com/infancias.brasileira/ 

https://brinquedotecaalecrim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/@casadebrincaralecrimitinerante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário