segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

FOTOS E VÍDEOS PROJETO LITERÊ - COM PATROCÍNIO DA BAHIAGÁS.

 


Das ações acontecidas no projeto Literê, fotos e vídeos podem ser acessados para compreensão maior do que foi o projeto, que teve apoio financeiro da Bahiagás.

FLICK: https://www.flickr.com/photos/201970705@N07/page3 

DRIVE: https://drive.google.com/drive/folders/1Vfq23omc2PKUQ8HEJFeE4_FvP4R3XIjd

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@casadebrincaralecrimitinerante

AS CASINHAS LITERÁRIAS QUE FICARAM DE LEGADO NAS ESCOLAS MARCA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LITERÊ NO NOVEMBRO NEGRO, PROJETO APOIADO PELA BAHIAGÁS

 



O projeto: LITERÊ- a literatura e o brincar afro-brasileiro presente nas escolas aconteceu entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024, nas escolas do Bairro da Lapinha na cidade de Salvador e foi um verdadeiro sucesso!

A primeira edição do projeto possibilitou valorizar a rica história da Mãe África, seus contos populares, assim como o legado e a contribuição basilar dos povos africanos na formação da cultura brasileira. O Literê teve como centralidade a infância, fortalecendo o resgate da memória ancestral e da identidade do povo preto, mediante a contação de história, e toda a tradição presente nas brincadeiras africanas. Com oficinas ministradas pela Griô Brincante Luz Marques, o projeto deixou como legado lindas casinhas artesanais, feitas por marceneiro e repleta de livros de literatura infanto-juvenil voltada a temática afro-brasileira. As crianças/estudantes das três escolas: Vila Vicentina, Nossa Senhora de Nazaré e Pingo de Gente por onde o projeto circulou, vibraram com a novidade e já inauguraram as casinhas, manuseando, lendo e se encantado com todos os títulos que foram doados e que ficou de legado do projeto para as instituições.

PROJETO LITERÊ MARCA O NOVEMBRO NEGRO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL MANUEL FAUSTINO ATRAVÉS DO APOIO FINANCEIRO DA BAHIAGÁS

 


O Literê, ocorreu entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024, e a sua 1ª edição contou com atividades de valorização a literatura afro-brasileira nas escolas dos bairros periféricos da cidade de Salvador, sendo um sucesso!

 O projeto foi organizado através de uma programação para a valorização da brincadeira popular africana, da música, das artes, do corpo e o movimento, e toda a tradição presente na contação de história. O Literê contou com a Griô Brincante Luz Marques, que através de sua experiência desenvolveu as oficinas nas escolas, fazendo com que as crianças/estudantes pudessem imergir em momentos de muitas aprendizagens, acesso a literatura e valorização da tradição afro-brasileira.

LITERÊ: A LITERATURA E O BRINCAR AFRO-BRASILEIRO PRESENTE NAS ESCOLAS DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO– 1ª EDIÇÃO

 


Quando 3 mulheres pretas e educadoras se reúnem, elas fazem a revolução! Foi assim com a criação do projeto: “LITERÊ: A LITERATURA E O BRINCAR AFRO-BRASILEIRO PRESENTE NAS ESCOLAS – 1ª EDIÇÃO. Este projeto surge do interesse e da preocupação das Professoras Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes em Parceria com Diulice Vitório da Associação Cultural Manuel Faustino, em valorizar a literatura, a contação de história e as tradições populares Griôs, através da literatura e do brincar tradicional, elementos da herança de matriz afro-brasileira dentro das escolas públicas e privadas dos bairros da periferia da cidade de Salvador.

domingo, 22 de dezembro de 2024

DESDOBRAMENTOS DO PROJETO CONHECENDO, VIVENCIANDO, PESQUISANDO E COMPREENDENDO O 2 DE JULHO NA ESCOLA COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ATRAVÉS DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL NAS ESCOLAS DE SALVADOR


Este projeto tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e consiste em uma aula teórica em sala com os(as) estudantes das escolas públicas e privadas. Nestas aulas, a Professora Ana Carla Nunes que é Licenciada em História, Especialista em Cultura e Mestre em Educação, apresentou aos alunos do Curso Técnico em Turismo, do Colégio Central da Bahia (Nazaré), para os alunos das séries finais da educação básica da Escola Helita Vieira (Lapinha) e para os alunos dos anos iniciais da Escola Municipal Vila Vicentina (Lapinha), toda a história de constituição da Batalha do 2 de Julho, sua importância histórica e cultural, a dimensão geográfica, seus desdobramentos libertários e os heróis e heroínas do Estado da Bahia e em segundo momento fizeram uma imersão no Bairro da Lapinha, seus casarões, patrimônios e imergiram no Memorial 2 de Julho, para compreender toda dinâmica deste festejo tão importante para a rica história da Bahia, que é a Independência do Brasil em nosso estado.

Viva o 2 de Julho!

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CONHECENDO, VIVENCIANDO, PESQUISANDO E COMPREENDENDO O 2 DE JULHO NA ESCOLA

Conhecendo, Vivenciando, Pesquisando e Compreendendo o 2 de Julho na Escola. Este projeto tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e consiste em uma aula teórica em sala com os(as) estudantes das escolas públicas e privadas. Nestas aulas, a Professora Ana Carla Nunes que é Licenciada em História, Especialista em Cultura e Mestre em Educação, apresentará a história de constituição da Batalha do 2 de Julho, sua importância histórica e cultural, a dimensão geográfica, seus desdobramentos libertários e os heróis e heroínas do Estado da Bahia; a 2ª aula é uma imersão na história de maneira prática com vivência no Largo da Lapinha para que os(as) estudantes conheçam os elementos históricos e patrimoniais importantes para a construção social do 2 de Julho no bairro. Posterior a esse momento, teremos uma imersão no Memorial Pavilhão 2 de Julho através de uma visita guiada para potencializar a reflexão dos(as) estudantes sobre os fatos, fotos, registros em audiovisual, história dos personagens e do Desfile do 2 de Julho. O 3º encontro será um momento entre alunos e professores para avaliação da vivência entre discentes e docentes, em seguida a orientação é que todos(as) façam uma produção textual em sala e na própria escola, com o objetivo de que quem participou do projeto, possa avaliar e contar através da produção escrita, a importância do conteúdo apresentado para a sua formação enquanto estudante e pertencente ao Estado da Bahia. Por fim, consideramos que através dos registros escritos, os(as) estudantes poderão demonstrar como foi conhecer toda história do 2 de Julho na Escola!
Informações e contatos: Prof. Ana Carla Nunes (acnpereira@yahoo.com)

Ver insights e anúncios
Curtir
Comentar
Enviar
Compartilhar

INAUGURAÇÃO DO PROJETO LER PARA SER: UM ESPAÇO DE LEITURA NA BRINQUEDOTECA DA UFRB


 

PROJETO O BRINCAR INCLUSIVO UM ESPAÇO BRINCANTE NA AFAGO DE AMARGOSA - BAHIA


 

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS MONITORES DO PROJETO BRINCAR INCLUSIVO NA AFAGO DE AMARGOSA - BAHIA


 

CIRANDAS BRINCANTES: AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ, LANÇAMENTO DE EBOOK


 

PROJETO RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO - A CULTURA POPULAR DO BRINCAR NA BAHIA

FORMAÇÃO DOCENTE: REFAZENDO O CAMINHO NO CAMPO DOS SABERES


 

LANÇAMENTO DO ARTIGO: BRINCADEIRAS NO QUINTAL


 

I SEMINÁRIO MÚLTIPLAS INFÂNCIAS

SEMINÁRIO MÚLTIPLAS INFÂNCIAS


 

II SEMINÁRIO MÚLTIPLAS INFÂNCIAS

LANÇAMENTO DO LIVRO BRINCADEIRAS EM TEMPOS DE INFÂNCIA PARCERIA COM O CRAS AMARGOSA



 

CIRANDA AFETIVA COM AS CRIANÇAS


 

A IDENTIDADE CULTURAL ATRAVÉS DO BRINCAR - PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO CULTURAL MANUEL FAUSTINO


 

SÉRIE DE LIVES - INFÂNCIAS EM TEMPOS DIFÍCEIS.


 

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2018


 

I SEMANA PELA INFÂNCIA EM AMARGOSA




 

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2022

 


FORINHO NO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - BREJÕES

 

COORDENAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR - UNEB

 

COORDENAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR - UFES




LITERÊ: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PRESENTE NAS ESCOLAS COM PATROCÍNIO DA BAHIAGÁS

 



A CASA DA MÃE: FORTALECENDO VÍNCULO ENTRE A INFÂNCIA E A MATERNIDADE.

 


O Projeto A Casa da Mãe que faz parte de um programa da Prefeitura Municipal intitulado FILHOS DA TERRA traz a perspectiva de acolhimento materno-infantil e familiar na Cidade de Amargosa, situada no Vale do Jiquiriçá, Bahia.

ITINERÂNCIAS BRINCANTES: PROJETOS, CONSULTORIAS E AÇÕES DA CASA DE BRINCAR ALECRIM


Queridos amigos,

Os Projetos da Casa de Brincar não vão parar, agora teremos propostas, projetos e consultorias na Bahia através das Itinerâncias Brincantes. Itinerância significa andança,caminhada para todos os lados e lugares, passear, aproveitar, imergir, viajar constantemente, tudo que não para no mesmo local por muito tempo!!

Acompanhe nossas ações através dos nossos canais virtuais

Youtube: https://www.youtube.com/@casadebrincaralecrimitinerante

Página da Casa da Mãe: https://www.facebook.com/projetoacasadamae

Facebook Casa de Brincar Alecrim: https://www.facebook.com/brinquedotecaalecrim

Um abraço carinhoso!

Ana Carla e Rafaela 




COMUNICADO IMPORTANTE

 


Queridos amigos e pais da Casa de Brincar Alecrim.

Já com uma pontinha de saudade, viemos informar que encerramos as nossas atividades presenciais. Durante 3 anos e 9 meses nos fizemos presentes (e de maneira super dedicada) na infância das crianças.
Brincamos, sorrimos, experimentamos, ousamos, corremos, dançamos, jogamos, aprendemos, ensinamos, fizemos amigos e ficamos marcadas na vida de cada brincante que passou suas tardes na Casa de Brincar Alecrim. Um lugar com eterno cheirinho de infância!